Estudo Lira-SPD

Patrocínio

57.ª Newsletter – Janeiro de 2017

Caros Sócios da SPD,

Com esta nova newsletter da SPD cumpre-me salientar algumas das últimas notícias no mundo da diabetes, fazendo referência a alguns artigos publicados na literatura médica e apresentações efetuadas em congressos internacionais.
Uma vez que a atual Direção se encontra em fase final de mandato, trata-se da última newsletter que me cabe endereçar.
Em nome da Direção da SPD, saudações antidiabéticas e UM ÓTIMO ANO de 2017!

José Silva Nunes
Secretário-geral da SPD

1. Notícias da DireÇÃo da SPD

a. 13.º Congresso Português de Diabetes

O próximo Congresso Português de Diabetes (o primeiro que se realiza em anos ímpares, em substituição da tradicional Reunião Anual da SPD) decorrerá de 10 a 12 de março de 2017, no Hotel Epic Sana Algarve – Albufeira (para mais informações, consultar o site). O prazo limite de envio de resumos de trabalhos para apresentação foi alargado até ao próximo dia 24 de janeiro;

b. Bolsas da SPD/Lilly para participação no 52nd EASD Annual Meeting

Com o patrocínio da Lilly, foram atribuídas 10 bolsas a sócios da SPD para participação no último congresso da EASD, que decorreu de 12 a 16 de setembro, em Munique:

i. Bárbara Aguiar
ii. Inês Sousa Lima
iii. Joana Sacramento
iv. João Silva
v. John Jones
vi. Margarida Correia
vii. Maria Paula Macedo
viii. Matilde Soares
ix. Paulo Matafome
x. Rogério Ribeiro

c. Pagamento das quotizações em atraso.

Embora se venha a verificar uma regularização das quotizações em atraso, AINDA EXISTE UM NÚMERO SIGNIFICATIVO DE SÓCIOS COM QUOTAS POR REGULARIZAR. Porque a existência da SPD só tem sentido mediante a colaboração de todos os associados, por favor, regularize já a sua quota. Também, durante o 13.º Congresso Português de Diabetes, poderá proceder a esta regularização junto da Secretária da SPD (D. Joana Antunes).

d. Aprovação de novos sócios:

i. Carlos António Silva Oliveira
ii. Maria do Rosário Teixeira de Figueiredo
iii. Marisa Gonçalves de Castro
iv. João Teotónio Fernandes do Nascimento

2. Novidades clínicas

a. Sistema de monitorização flash da glicose – FreeStyle Libre®

Desde setembro passado que temos à disposição, no nosso País, o primeiro sistema de monitorização flash da glicose. Uma posição sobre o impacto clínico do sistema de monitorização flash da glicose na autogestão da diabetes mellitus, elaborada por um conjunto de Colegas (Dr. Francisco Carrilho, Prof. Davide Carvalho, Dr. Rui Duarte, Dr. Estêvão Pape e Prof. José Luiz Medina), irá ser publicada na Revista Portuguesa de Diabetes e já pode ser consultada (“ahead of print”) em http://spd.pt/images/position_paper%20mfg_artigo_final.pdf

b. Consenso diabetes e gravidez

Foi publicado o novo consenso sobre diabetes e gravidez que pode ser consultado em http://www.spd.pt/images/consenso_dg_atualizacao2016.pdf.

c. FDA aprova primeiro pâncreas artificial

A agência regulamentar americana já aprovou o primeiro pâncreas artificial. Entre outros sites, a notícia poderá ser consultada em http://www.diabetesincontrol.com/fda-approves-first-artificial-pancreas/

d. Recomendações da SPD para o tratamento individualizado na diabetes tipo 2

Face às recentes novidades dos últimos meses, sob coordenação do Dr. Rui Duarte, está em curso uma atualização das recomendações da SPD para o tratamento individualizado na diabetes tipo 2.

e. Recomendações sobre o tratamento cirúrgico da diabetes tipo 2

Foram publicadas, recentemente, recomendações  conjuntas da Associação Americana de Diabetes, Federação Internacional de Diabetes e Sociedades Nacionais de Diabetes do Reino Unido, China e Índia sobre tratamento cirúrgico da diabetes tipo 2. Estas recomendações já foram subscritas por várias dezenas de outras sociedades científicas nacionais e internacionais. Também em Portugal, quatro sociedades científicas (Sociedade Portuguesa de Diabetologia, Sociedade Portuguesa de Cirurgia da Obesidade e Doenças Metabólicas, Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo e Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade) estão a elaborar uma posição conjunta sobre o tratamento cirúrgico da diabetes tipo 2.

3. Novidades da literatura médica sobre diabetes

a. Estudo LEADER

O primeiro estudo de outcomes cardiovasculares com resultados positivos, envolvendo um agonista do recetor do GLP-1 - liraglutido, foi apresentado no último congresso da ADA e publicado na revista New England Journal of Medicine. Neste estudo foi demonstrada uma redução significativa, de 13%, no compósito que constituía o objetivo primário (morte cardiovascular, enfarte do miocárdio não fatal e AVC não fatal), com uma redução de 22% na morte de causa cardiovascular e de 15% na morte por qualquer causa (Marso SP, Daniels GH, Brown-Frandsen K, Kristensen P, Mann JF, Nauck MA, Nissen SE, Pocock S, Poulter NR, Ravn LS, Steinberg WM, Stockner M, Zinman B, Bergenstal RM, Buse JB; LEADER Steering Committee.; LEADER Trial Investigators. Liraglutide and Cardiovascular Outcomes in Type 2 Diabetes. N Engl J Med 2016;375(4):311-22);

b. Estudo DURATION-8

Apresentado no último congresso da EASD e, posteriormente, publicado na revista Lancet Diabetes & Endocrinology, este foi o primeiro estudo a demonstrar um benefício adicional da associação terapêutica de um agonista do recetor do GLP-1 - exenatido - com um inibidor SGLT2 - dapagliflozina, em termos de controlo glicémico, perda de peso e redução nos níveis de pressão arterial. (Frías JP, Guja C, Hardy E, Ahmed A, Dong F, Öhman P, Jabbour SA. Exenatide once weekly plus dapagliflozin once daily versus exenatide or dapagliflozin alone in patients with type 2 diabetes inadequately controlled with metformin monotherapy (DURATION-8): a 28 week, multicentre, double-blind, phase 3, randomised controlled trial. Lancet Diabetes Endocrinol 2016;4(12):1004-1016);

c. Estudo SUSTAIN-6

Este estudo, envolvendo um agonista do recetor do GLP-1 de administração semanal ainda não comercializado - semaglutido - foi apresentado no último congresso da EASD e publicado na revista New England Journal of Medicine. Trata-se de mais um estudo de outcomes cardiovasculares a demonstrar resultados positivos, com redução significativa, de 26%, no objetivo primário (morte cardiovascular, enfarte do miocárdio não fatal e AVC não fatal) e redução de 39% na ocorrência de AVC não fatal, isoladamente (Marso SP, Bain SC, Consoli A, Eliaschewitz FG, Jódar E, Leiter LA, Lingvay I, Rosenstock J, Seufert J, Warren ML, Woo V, Hansen O, Holst AG, Pettersson J, Vilsbøll T; SUSTAIN-6 Investigators. Semaglutide and Cardiovascular Outcomes in Patients with Type 2 Diabetes. N Engl J Med. 2016;375(19):1834-1844);

d. Standards of medical care 2017 da Associação Americana de Diabetes

Como vem sendo habitual, nos últimos dias do ano, a ADA publica as suas recomendações sobre os cuidados gerais à pessoa com diabetes. Nestas últimas, salienta-se as alterações propostas na classificação da diabetes mellitus (http://care.diabetesjournals.org/content/40/Supplement_1).

•••••••••

Consulte estas e outras informações na página eletrónica da SPD: www.spd.pt

Actividades da Sociedade

SEDE DA SPD

Endereço: Rua do Salitre, n.º 149, 3.º Esq.
1250–198 Lisboa
Secretariado da SPD: Joana Antunes