Estudo Lira-SPD

Patrocínio

topo_jan2016

Caros Sócios da SPD,

Com esta nova newsletter da SPD cumpre-me dar conhecimento de algumas das recentes notícias no âmbito da diabetologia, com especial ênfase para os ecos do maior evento até agora realizado pela nossa sociedade: o 12.º Congresso Português de Diabetes.

Em nome da Direção da SPD, saudações antidiabéticas!

José Silva Nunes
Secretário-geral da SPD

1. Notícias da DireÇÃo da SPD

a. Congresso Português de Diabetes.

Foi decidido que o Congresso Português de Diabetes passará a realizar-se com periodicidade anual. O próximo decorrerá em março do próximo ano tendo o Prof. José Luís Medina como presidente do congresso e o Dr. Hélder Ferreira e o Prof. José Silva Nunes como vice-presidentes;

b. Bolsas da SPD/Lilly para participação no 52nd EASD Annual Meeting.

O próximo congresso da EASD decorrerá de 12 a 16 de setembro, em Munique. Com o patrocínio da Lilly e por forma a permitir a participação a alguns dos seus sócios, a SPD vai atribuir 10 bolsas no valor máximo de 2.000,00€. Para se candidatarem, os sócios poderão consultar o regulamento na página principal da webpage da SPD (http://spd.pt/images/regulamento_bolsa_spd_lilly2016.pdf );

c. Pagamento das quotizações em atraso.

Embora se venha a verificar uma regularização das quotizações em atraso por parte de grande número de sócios, ainda existe um número significativo com quotas por regularizar. Porque a existência da SPD só tem sentido mediante a colaboração de todos os associados, por favor, regularize já a sua quota.

d. Aprovação de novos sócios:

i. Adriana de Sousa Lages
xxxviii. Vanda Jorge
xxxix. Vanisa Rosário

2. 12.\BA Congresso PortuguÊs de Diabetes

O 12.º Congresso Português de Diabetes, que decorreu em março deste ano, bateu o recorde de participantes: 1641 inscritos. Além da excelência das comunicações efetuadas, foram atribuídos os vários prémios e bolsas da SPD:

PRÉMIO NACIONAL DE DIABETOLOGIA ao trabalho “The echo of type 2 diabetes: magnetic resonance as a strategy to detect glycation-induced adipose tissue microvascular lesions and preventing unhealthy obesity and type 2 diabetes" - Profª Raquel Seiça e colaboradores;

PRÉMIO PROFESSOR MANUEL HARGREAVES – SPD/NOVARTIS ao trabalho “Caffeine restores insulin sensitivity and glucose tolerance in high-sucrose diet rats: effects on adipose tissue” - Dra. Bernardete Melo e colaboradores;

BOLSA DR. M. M. ALMEIDA RUAS – SPD/NOVO NORDISK ao trabalho “Linfócitos T como biomarcadores da úlcera diabética” - Dra. Cláudia Soares do Amaral e colaboradores;

BOLSA NUNO CASTEL BRANCO atribuído, em ex aequo, aos trabalhos “Qual o papel do tecido adiposo, da puberdade e da vitamina D no desenvolvimento da síndrome metabólica nas crianças e adolescentes?” - Dra. Joana Menezes Nunes e colaboradores e “Therapeutics4DM-Elucidação do papel do Péptido Amilóide dos ilhéus em Diabetes Mellitus: abrindo novos caminhos para a intervenção terapêutica” - Dra. Regina Menezes e Prof. Rogério Ribeiro;

BOLSA EMILIO PERES ao trabalho “Suplementação proteica em doentes internados por úlcera do Pé diabético” - Dr. Rui Carvalho e colaboradores;

BOLSA CHARNECO DA COSTA ao trabalho “New targets and biomarkers of positron emission tomography in type 2 diabetes: peripheral dopamine as a modulator of insulin sensitivity in adipose tissue ” - Dr. Paulo Matafome e colaboradores;

PRÉMIO SPD / MEDINFAR ao trabalho “Predição de recorrência de úlcera podológica em utentes com diabetes” – Dra. Matilde Monteiro Soares e colaboradores.

3. AtribuiÇÃo de medalhas de ouro por contributo na Área da diabetologia

O Dr. Luís Gardete Correia, presidente da APDP e o Prof. José Luís Medina, presidente da SPD, foram distinguidos com uma medalha de ouro atribuída pelo Ministro da Saúde por serviços distintos na área da diabetologia. O evento ocorreu na Assembleia da República no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde (7 de abril), este ano dedicado à diabetes.

•••••••••

Consulte estas e outras informações na página eletrónica da SPD: www.spd.pt

Actividades da Sociedade

SEDE DA SPD

Endereço: Rua do Salitre, n.º 149, 3.º Esq.
1250–198 Lisboa
Secretariado da SPD: Joana Antunes
Horário: de 2.ª a 6.ª feira das 9h30 às 12h30
Contacto: telefone: 213 524 147