Estudo Lira-SPD

Julho/2014

Patrocínio

Caros Sócios da SPD,

Nesta época estival mais dada à descontração e em que há uma maior disponibilidade de tempo, cumpre-me enviar-vos nova newsletter da SPD.
Além de notícias relativas a decisões tomadas pela Direção da SPD, faço referência a algumas das novidades comunicadas no último congresso da American Diabetes Association e saliento vários dos artigos recentemente publicados na literatura médica. Em nome da Direção da SPD, votos de umas BOAS FÉRIAS!

José Silva Nunes
Secretário-geral da SPD

Notícias da DireÇÃo da SPD

Com entrada no passado mês de abril, a SPD conta com uma nova colaboradora no cargo de secretária, a D. Joana Antunes. Garantirá o atendimento, em dias úteis, entre as 09:30 e as 12:30h.

Na sequência da primeira edição da Bolsa SPD/Lilly para patrocínio da participação no congresso da EASD 2014, em Viena, esta foi concedida aos seguintes sócios da SPD:

• Carla Sofia da Costa Morgado
• Ermelindo Carreira Leal
• Fátima Patrícia da Costa Oliveira Martins
• Inês de Sousa Lima
• Joana Margarida Navalho Gaspar
• Maria Paula Macedo.

Com o patrocínio da Roche Sistemas de Diagnósticos e com o objetivo de apoiar a investigação e estimular os estudos e os trabalhos realizados na área das novas tecnologias associadas à Diabetes, vai ser criado o Prémio Dr. Bragança Parreira – SPD/Roche (regulamento brevemente disponível na página eletrónica da SPD – www.spd.pt).

O 8.º Forum da Diabetes decorrerá no dia 2 de novembro de 2014, no Centro de Congressos de Cascais, tendo como presidente a Senhora Enf.ª Isabel Correia.

A Reunião Anual da SPD de 2015 irá decorrer nos dias 27 e 28 de fevereiro, no Hotel dos Templários, em Tomar.

Novidades do congresso da ADA 2014

Posição sobre a diabetes tipo 1. Pela primeira vez, a ADA elaborou recomendações sobre ao tratamento da diabetes tipo 1. Estas foram anunciadas durante o congresso e, simultaneamente, publicadas online na revista Diabetes Care, com incorporação posterior no número de julho desta revista. (Type 1 Diabetes Through the Life Span: A Position Statement of the American Diabetes Association. Diabetes Care 2014 Jul;37(7):2034-54)

Novos marcadores na doença renal induzida pela diabetes. O Prof. Andrzej Krolewski, do Joslin Diabetes Center, foi galardoado com o “Kelly West award for outstanding achievement in epidemiology” e efetuou uma interessante sessão sobre novos marcadores precoces de nefropatia diabética e preditores da evolução desta complicação tardia como a proteína 1 quimiotáxica dos monócitos, a molécula de lesão renal e os recetores 1 e 2 do fator de necrose tumoral.

Novas armas terapêuticas na diabetes tipo 2. Neste congresso, foi apresentado um enorme conjunto de comunicações orais e cartazes sobre os efeitos anti-hiperglicemiantes (e outros) das novas classes terapêuticas, com especial ênfase para as terapêuticas baseadas nas incretinas e para a mais recente classe de agentes antidiabéticos orais: os inibidores do cotransporte de sódio-glicose.

•••••••••

Novidades da literatura mÉdica sobre diabetes

Pâncreas biónico. Um estudo norteamericano evidenciou os benefícios da utilização de pâncreas biónico sobre a terapêutica com bomba infusora de insulina, no controlo metabólico de pessoas com diabetes tipo 1 (Outpatient Glycemic Control with a Bionic Pancreas in Type 1 Diabetes. N Engl J Med 2014;371(4):313-25);

Risco de diabetes e terapêutica com estatinas. Se bem que o benefício cardiovascular da terapêutica com estatinas ultrapasse os riscos, existe mais um estudo a associar aquele tratamento com o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2 (Statins and the Risk of Diabetes: Evidence From a Large Population-Based Cohort Study. Diabetes Care 2014;37:2225-32);

Risco de diabetes gestacional e uso de contracetivos orais. Este estudo norteamericano aponta para uma provável relação causal entre o uso prévio de contraceção oral e o acréscimo de risco futuro da mulher desenvolver diabetes gestacional, na ordem dos 43% (Association between contraceptive use and gestational diabetes: Missouri Pregnancy Risk Assessment Monitoring System, 2007-2008. Prev Chronic Dis 2014;11:E121);

Stresse no trabalho constitui risco para diabetes tipo 2. Um estudo europeu demonstrou que o stresse no trabalho estava associado a um aumento de cerca de 11% no risco de diabetes, quer em mulheres quer em homens, independentemente de fatores associados ao seu estilo de vida (Job Strain as a Risk Factor for Type 2 Diabetes: A Pooled Analysis of 124,808 Men and Women. Diabetes Care 2014;37:2268-75);

Consumo de café protege contra a diabetes. Esta análise demonstrou que o aumento no consumo de café em mais que 1 chávena/dia associava-se a uma redução de 11% no risco de desenvolver diabetes, num período de 4 anos. Por outro lado, uma redução no consumo de café em, pelo menos, 1 chávena/dia associava-se a um aumento de risco de 17%, durante aquele período (Changes in coffee intake and subsequent risk of type 2 diabetes: three large cohorts of US men and women. Diabetologia 2014;57(7):1346-54);

Problemática da osteoporose em pessoas com diabetes tipo 1 e tipo 2.  Este estudo alemão debruça-se sobre a prevalênca da osteoporose nas pessoas com diabetes, problema frequentemente subestimado nesta população (Prevalence and determinants of osteoporosis in patients with type 1 and type 2 diabetes mellitus. BMC Endocr Disord 2014;14:33);

Duas refeições diárias associadas a maior benefício que polifracionamento, em pessoas com diabetes tipo 2. Um estudo checo veio abalar aquele que se considerava um dos dogmas das intervenções no estilo de vida: o benefício do polifracionamento alimentar na diabetes tipo 2  (Eating two larger meals a day (breakfast and lunch) is more effective than six smaller meals in a reduced-energy regimen for patients with type 2 diabetes: a randomised crossover study. Diabetologia 2014;57(8):1552-60).

•••••••••

Consulte estas e outras informações na página eletrónica da SPD: www.spd.pt

site_spd

Actividades da Sociedade

SEDE DA SPD

Endereço: Rua do Salitre, n.º 149, 3.º Esq.
1250–198 Lisboa
Secretariado da SPD: Joana Antunes