Caros colegas

A diabetes tipo MODY atinge cerca de 2% (1-5 %) do total de doentes diabéticos. Admitindo que em Portugal existem 600.000 doentes diabéticos, cerca de 12.000 teriam diabetes tipo MODY. Contudo, grande parte destes doentes acabam por ser “rotulados” como diabéticos tipo 1 ou 2, consoante o subtipo de MODY em causa.

Os subtipos de MODY têm uma evolução clínica específica, pelo que a determinação do subtipo, através do estudo genético, tem importantes implicações em termos de prognóstico da diabetes (terapêutica e desenvolvimento de complicações tardias).

Através de um projecto conjunto de 2 instituições clínicas (Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal e Hospital de Curry Cabral) com uma instituição do ensino superior (Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa) está a ser implementado um programa nacional para a caracterização genética de doentes com diabetes tipo MODY, com o apoio da Sociedade Portuguesa de Diabetologia (S.P.D.).

Vimos por este meio dar conhecimento desta iniciativa, gratuita, aos vários Centros de Diabetologia nacionais, disponibilizando-nos para efectuar o estudo genético dos doentes com diabetes tipo MODY, que os colegas nos queiram enviar.

Os procedimentos para envio encontram-se disponíveis no site da S.P.D. ( www.spd.pt ).

No caso de dúvidas, é favor contactar-nos através do e-mail: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar

Subscrevendo-se com os melhores cumprimentos

A equipa coordenadora do projecto:

José Silva Nunes

Rui Miguel Duque de Brito