Pesquisar

Estudo Lira-SPD

Acesso >>

Newsletter



Vencedores Prémios e Bolsas 2017

Prémio Nacional de Diabetologia

Aos 11 dias do mês de Março de 2017, pelas 16 horas, no Hotel Epic Sana em Albufeira, reuniu-se o Júri do Prémio Nacional de Diabetologia, instituído pela Sociedade Portuguesa de Diabetologia.


O júri decidiu atribuir o Prémio ao trabalho candidato a seguir enunciado:

- “Estará próximo o tratamento cirúrgico personalizado para obter a resposta metabólicadesejada na diabetes tipo 2?”

 

Autores: Mariana Monteiro e colaboradores

 



Prémio SPD/Medinfar


Aos 12 dias do mês de Março de 2017, pelas 10 horas, no Hotel Epic Sana em Albufeira, reuniu-se o júri do Prémio SPD/Medinfar. Por unanimidade foi considerado vencedor o trabalho "Incidência e Caracterização da Doença Periodontal numa População de doentes com Diabetes Mellitus" da autoria de Marta Costa e colaboradores.



 

Bolsa Nuno Castel Branco

Aos 11 dias do mês de Março de 2017, pelas 9 horas, no Hotel Epic Sana em Albufeira, reuniu-se o júri da Bolsa Nuno Castel Branco.

Por unanimidade foi considerado vencedor o trabalho “Biomarcadores transgeracionais da Diabetes Mellitus tipo 2: ficção ou necessidade de ação? “ da autoria de Marco Alves.

 


 

Bolsa Emílio Peres (Nutrição)

Aos 10 dias do mês de Março de 2017, pelas 16 horas, no Hotel Epic Sana em Albufeira, reuniu-se o júri da Bolsa Emílio Peres.

Por unanimidade foi considerado vencedor o trabalho “ Papel da microbiota intestinal na evolução de um estado de pré-diabetes para diabetes – impacto dos mirtilos como intervenção

nutracêutica” da autoria de Sara Nunes.

 



Bolsa Charneco da Costa


Aos 11 dias do mês de Março de 2017, pelas 16 horas, no Hotel Epic Sana em Albufeira, reuniu-se o júri da Bolsa Charneco da Costa.

Por unanimidade foi considerado vencedor o trabalho “Flutuações dramáticas na população de células de Kupffer do fígado reflectem-se nos níveis de actividade sérica de DPP4 ” da autoria de Nádia Duarte.




Bolsa Luís Marques


Aos 11 dias do mês de Março de 2017, pelas 16 horas, no Hotel Epic Sana em Albufeira, reuniu-se o júri da Bolsa Luís Marques.

Foi recebido a candidatura de um trabalho intitulado “Deficiência da proteína tirosina fosfatase-1B da célula mieloide e o seu impacto na cicatrização de feridas do pé na Diabetes”.

Este trabalho apresenta impedimentos à sua avaliação nomeadamente o facto de constituir apenas uma proposta de investigação sem metodologia definida e não um protocolo bem desenhado nos termos vigentes ou um trabalho com resultados e conclusões.

Neste sentido não é possível a sua classificação na grelha atribuída ao júri, pelo que decide não atribuir a Bolsa Luís Marques no presente ano.




Prémio Prof. Manuel Hargreaves NOVARTIS/SPD

Aos 10 dias do mês de Março de 2017, pelas 16 horas, no Hotel Epic Sana em Albufeira, reuniu-se o júri do Prémio Professor Manuel Hargreaves – NOVARTIS/SPD.

Por unanimidade foi considerado vencedor o trabalho “ Alteração da proteostase no tecido adiposo epicardial de doentes com falha cardíaca” da autoria de Ana Catarina Fonseca e colaboradores.




Bolsa Dr. M. M. Almeida Ruas NOVO NORDISK/SPD

Aos 11 dias do mês de Março de 2017, pelas 9.30 horas, no Hotel Epic Sana em Albufeira, reuniu-se o júri da Bolsa Dr. M. M. Almeida Ruas – NOVO NORDISK/SPD.

Por unanimidade foi considerado vencedor o trabalho “ Açúcar, lipogénese e distúrbio metabólico: um novo papel para o tecido adiposo ” da autoria de João Silva e colaboradores e mensão honrosa para o trabalho “Desenvolvimento de novas terapias para o tratamento de úlceras diabéticas” da autoria de Ermelindo Carreira Leal.




Prémio Enfermagem Sanofi/SPD


Aos 11 dias do mês de Março de 2017, pelas 16 horas, no Hotel Epic Sana em Albufeira, reuniu-se o júri do Prémio Enfermagem – Sanofi/SPD.

Por unanimidade foi considerado vencedor o trabalho “A relevância da Educação Terapêutica na consulta de Enfermagem, junto da pessoa com diabetes que vai iniciar insulina” da autoria de Verónica Almeida, e mensão honrosa para o trabalho “Como vivem os jovens adultos com diabetes tipo 1?” da autoria de Lurdes Serrabulho.



Bolsa Pedro Eurico Lisboa

Aos 11 dias do mês de Março de 2017, pelas 16 horas, no Hotel Epic Sana em Albufeira , reuniu-se o júri da Bolsa Pedro Eurico Lisboa, constituído por Dr. Rui Duarte, Prof. José Silva Nunes, Dr. Jorge Caldeira, Dra. Madalena Lisboa e Dra. Selma Souto.

Por unanimidade foi considerado vencedor o trabalho “Marcadores não-invasivos para a identificação de patologias do eixo hepatoentérico: visualização da permeabilidade intestinal ” da autoria de Fátima Martins e colaboradores.